BEM VINDO AO SITE DA

A TECNOLOGIA INTERNACIONAL DA ESTERLAM

A SUA DISPOSIÇÃO NO BRASIL

 

HOME

VÍDEO

PRODUTO

TÉCNICA

CONTATO

AMOSTRA

 

Informações adicionais

 

COMPATIBILIDADE TOTAL; com cilindros cromados ou gravados a laser;

PRESSÕES DE DOSAGEM MENORES; aumentando a vida do rolo e da lâmina

ISENÇÃO DE CORROSÃO; com tintas, lacas ou vernizes

ACOMODAÇÃO INSTANTÂNEA; reduzindo o desperdício nas partidas

MANUSEIO SEGURO;

PERFIL DE BORDA CONSTANTE; elimina os  pontos quentes da lâmina de aço

NÃO NECESSIDADE DE LÂMINA-SUPORTE (contra faca)

 

Uma combinação das características  acima oferece ao impressor uma melhoria da qualidade e economia na operação.

As lâminas Esterlam são adequadas para aplicações de ângulo inverso e de arraste e, na  maioria dos casos, podem substituir sua equivalente em aço com nenhuma ou mínima alteração no dispositivo porta lâmina. Com leves experimentos de lâminas em ângulos diversos e empregando a espessura e larguras corretas de lâmina, você logo  se sentirá "em casa", com a Lâmina Esterlam.

 

POR QUE USAR LÂMINAS SINTÉTICAS ESTERLAM?

 

Quando se aplica tintas ou coberturas usando a técnica do ângulo inverso ou do arraste da lâmina, a meta é controlar a quantidade de fluido que está sendo aplicada à superfície do cilindro anilox gravado ou ao rolo de gravuras.

Idealmente  se gostaria de ter a situação onde o cilindro e lâmina estivessem perfeitamente paralelos de forma que a lâmina pudesse ser ajustada para dosar o fluido sem encostar a superfície do rolo e, por conseguinte, não causando  desgaste ao sistema.

Na realidade, há tolerâncias no batimento dos cilindros e tolerâncias, ainda maiores, no ajuste do porta lâminas e na sua construção. A combinação destas tolerâncias pode resultar em um maior ajuste da pressão para se obter o contato total da lâmina com a superfície do cilindro.

Nestas condições, onde partes metálicas estão em movimento e em contato, o desgaste aumentará tanto na lâmina e no rolo, quanto mais pressão se aplicar.

Para minimizar o desgaste do cilindro, a lâmina deve ser de construção flexível e macia para reduzir a fricção em uso.      Tal construção é encontrada nas lâminas ESTERLAM. Sua flexibilidade na borda requer menor pressão  para alcançar o paralelismo necessário entre a lâmina e a superfície do cilindro.

 

ONDE USAR  AS LÂMINAS SINTÉTICAS ESTERLAM?

 

Os materiais usados na fabricação das lâminas ESTERLAM são extremamente versáteis.

Eles são compatíveis com a maioria dos solventes, coberturas, lacas, vernizes, água, tintas a base de álcool e UV, que são largamente usados nos processos flexográfico, roto e serigráfico, sem a ameaça de cavitação, oxidação ou corrosão, causas mais comuns das falhas das lâminas de aço.

As lâminas ESTERLAM estão disponíveis em uma  faixa de larguras e espessuras  para se adequarem à maioria das máquinas e aplicações.

 

QUAL A LÂMINA ESTERLAM A USAR?

 

Lâminas dosadoras  têm um papel crucial na rotina diária dos impressores. Com o rápido  desenvolvimento da tecnologia de impressão e cobertura, a demanda baseia-se nos sistemas de dosagem por lâmina que se tornam mais variados.ESTERLAM, a líder da tecnologia da lâmina de dosagem sintética, está continuamente desenvolvendo sua faixa versátil de lâminas, para adaptá-las a todas as aplicações de conversão.

 

AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, SÃO GUIAS EM GERAL PARA O USO DAS LÂMINAS ESTERLAM

NOS SISTEMAS DOCTOR BLADE MAIS COMUNS:

 

SISTEMA DE CÂMARA FECHADA

 

Sistemas de dosagem em câmara fechada estão largamente usados nos processos flexográficos. Este método de transferência de tinta via um cilindro anilox, emprega uma lâmina de dosagem da tinta assim que a superfície do rolo deixa a câmara e utiliza uma lâmina de selamento para o reservatório, no ponto em que o cilindro entra novamente na câmara, através da superfície do rolo.

As lâminas Esterlam são usadas em ambos os lados da câmara para dar vida mais  longa e consistente dosagem em superfícies de cromo ou de cerâmica.

O tipo Esterlam E10 é recomendado para a dosagem com lâmina de ângulo inverso. Sua rigidez superior e perfil preciso fornecem desempenho consistente na dosagem sem a necessidade de lâmina suporte. Há também a opção E10-ST, com um perfil rebaixado, preferido por muitos impressores para a reprodução em trabalhos mais delicados.

A lâmina Esterlam E5 é recomendada para o selamento da câmara. Com rigidez suficiente para formar um excelente selo para a câmara, o tipo E5 assegura desempenho confiável enquanto mantém o desgaste do cilindro num mínimo.

 

LÂMINAS INDIVIDUAIS DE ÂNGULO INVERSO

 

Suportes de lâminas individuais de ângulo inverso ainda são usados em muitas áreas de conversão. Aplicações típicas incluem processos de cobertura em rotogravura e de etiquetas flexográficas.

Onde menos que 13 mm (1/2") de lâmina sobressaia do suporte, nós recomendamos a lâmina Esterlam E600. Quando mais de 13mm sobressai, a lâmina E10 com sua rigidez superior é a opção  preferida.

Em ambos os casos, nenhuma lâmina  suporte é necessária.

 

LÂMINAS DE ARRASTE

 

Para aplicações tradicionais de lâmina de arraste, nós recomendamos a lâmina mais delgada Esterlam E600, para dar uma reprodução de ponto mais limpa. Devido aos problemas de elevação da lâmina, associado às lâminas de arraste, uma placa suporte traseira que deixe não mais de 5 mm de lâmina deve ser usado.

Para aplicações em rotogravura envolvendo tintas mais agressivas ou coberturas, as características melhoradas contra desgaste do tipo E10  são a opção preferida.

Ângulos de lâminas e métodos de fixação nas indústrias de impressão e de cobertura são tão variados quanto as próprias aplicações, por conseguinte experiências com qualquer nova lâmina podem ser necessárias antes de estabelecer o melhor ângulo para o seu processo.

A técnica tradicional de lâmina de arraste envolve uma ação de raspagem que forma uma cunha de tinta entre a lâmina e o cilindro, onde partículas sólidas podem ficar aprisionadas, causando danos à lâmina e ao cilindro. Por isso, um alto padrão de filtragem de tinta e de limpeza é essencial quando usar este método.

 

RODOS DE TELAS ROTATIVAS (ÁREA TÊXTIL)

 

Muitos dos problemas associados com impressão em tela rotativa são causados pelas lâminas de aço continuamente raspando a superfície das finas telas de metal.

Desgaste acelerado da tela, resultante da vibração  da lâmina de aço e pressão excessiva, pode causar descoloração da tinta em processos de longa duração.

Danos na tela, tal como riscos podem resultar também de amassados nas lâminas de aço.   A simples introdução de uma lâmina Esterlam, menos abrasiva, pode eliminar estes problemas, oferecendo soluções instantâneas e economia no custo de troca das telas e das lâminas.

Como guia geral, recomendamos o uso das lâminas E5 ou E600. Para aplicações mais agressivas e abrasivas, uma lâmina mais resistente ao desgaste tal como a E10 deve ser considerada.

 

Cuidados com o porta lâmina

 

Porta lâminas devem ser verificados regularmente para assegurar que forneçam uma fixação uniforme ao longo de toda a extensão da lâmina de forma a não ocorrer qualquer vibração na borda da lâmina em áreas frouxas.

Cuidado deve ser tomado para se evitar danos à borda do porta lâminas e que possam forçar irregularmente a lâmina; mossas e rebarbas devem ser eliminados.

Pontos quentes, causados por pontos de maior altura no suporte, causam maior pressão de  raspagem nessas áreas e, por conseguinte, maior desgaste do rolo e da lâmina. Verifique o porta lâmina regularmente quanto ao seu alinhamento.

 

Segurança

 

Segurança, quando do manuseio das lâminas Esterlam, é outra vantagem sobre as lâminas de aço e outros compostos alternativos.

Recomendamos, entretanto, o uso de luvas ao manusear todo o material fornecido em lâminas em todas as horas.

Os perigos do manuseio de lâminas de aço de borda cortante são bem conhecidos da indústria de conversão.

(ver link)

 

Vida / Custo das lâminas

 

A vida de uma lâmina de dosagem, de aço ou sintética, é governada por uma série de fatores, isto  é, tintas abrasivas, limpeza em operação, tolerâncias de partes mecânicas e pressões de operação, etc. Se problemas ocorrem em qualquer uma ou em todas as áreas citadas, podem  reduzir dramaticamente a vida, tanto do cilindro, quanto da própria lâmina.

 

Obs: Custos da lâmina não devem ser considerados somente em termos de preço por metro, quando se compara lâminas sintéticas Esterlam com lâminas de aço ou outros plásticos. Todos os lucros associados com a vida prolongada do cilindro, facilidade de operação e segurança devem ser levados em consideração quando avaliados os custos gerais de produção.

 

Conclusão

 

A função de uma lâmina de dosagem é medir o fluido para a estrutura de células  do cilindro gravado. Não deve ser usada para corrigir deficiências de cor na imagem impressa, causada por estruturas de células defeituosas ou inadequadas do rolo de transferência, clichês fora de tolerância ou tintas de qualidade inferior.

A pressão excessiva da lâmina somente criará problemas adicionais e mais caros em operações demoradas.

Quanto mais cuidado e entendimento de todos os estágios do processo de impressão, maior o controle que você terá sobre ele.

Cuidado e entendimento reduzirão o tempo de parada para se encontrar soluções.

Lâminas Dosadoras Sintéticas Esterlam darão a você excelente serviço a um custo reduzido.

Esta é a conclusão da maioria dos usuários de lâminas em todo o mundo.

 

PERGUNTAS FREQÜENTES   -   POR QUE ESTERLAM   -   TABELA DE TIPOS   -   SEGURANÇA    -    ADICIONAIS

KRG COMÉRCIO DE PEÇAS LTDA

R. Dr. Carlos de Paula Soares, 576 - Curitiba - Paraná

Fone / Fax: (41) 3335-1980